Afinal, quais itens posso usar para compor a decoração retrô?

Icamas 0 Comentários

Móveis que lembram décadas passadas, estampas que parecem tiradas da antiga casa da vovó e objetos que aparentam ser antigos: esses são alguns dos elementos que compõem a decoração retrô, que pode levar muita personalidade para sua casa.

Diferentemente do vintage, o estilo retrô pode ser interpretado como uma releitura. Ou seja, você provavelmente não usará peças originais, mas objetos que são inspirados em sucessos do design e arquitetura de outra época. O vintage está mais ligado com móveis garimpados, por exemplo, mas acaba se tornando um pouco inacessível, já que essas peças são difíceis de encontrar e costumam ter um alto valor.

Para entender melhor como levar a decoração retrô para o seu lar, continue a leitura e descubra o que é essencial!

Móveis inspirados em tendências passadas

Como dissemos, você não precisa procurar mobília original da década de 1920, 1970 ou qualquer outra época que seja do agrado. É possível encontrar peças novas, mas com inspiração em determinado período. Por exemplo, um guarda-roupa com adornos retrô e de MDF (antigamente eram feitos de madeira maciça) já transformará o seu quarto.

Na sala, você pode escolher um sofá com design mais moderno, mas com uma estampa retrô, pop art, ou de uma cor vibrante como as usadas em 1980. Isso também vale para a poltrona, mas o contrário é outra opção válida: modelagem antiga com cor atualizada.

Objetos de destaque no quarto

Uma boa dica para trazer esse visual antigo para o cômodo é ter um objeto de destaque, que tenha qualidade e personalidade. Nossa dica para o quarto é a cama de ferro, pois esse móvel é o destaque de todo quarto, portanto, a escolha deve ser cuidadosa.

No caso da cama de ferro, ela remete ao século XVIII em seu estilo mais romântico (com bastantes adornos e enfeites), mas também pode lembrar a década de 1950, com mais linhas retas e cantos arredondados. Atualmente, é possível encontrá-las em diversos modelos e também somente a cabeceira.

Eletrodomésticos e eletrônicos com design retrô

Outra ideia para trazer o retrô ao ambiente é apostar em eletrodomésticos e eletrônicos com esse design. É possível encontrar geladeiras, fogões, liquidificador, cafeteira, torradeira, micro-ondas e muitos outros itens com cores e formatos que lembram os de antigamente. Sua cozinha pode ficar muito charmosa com eles.

Para a sala de estar e jantar, uma caixa de som que pareça um rádio antigo e um telefone retrô são ideias de decoração.

Detalhes que fazem a diferença

Por fim, alguns detalhes farão a diferença na hora de fazer uma decoração retrô. Você pode apostar numa bela luminária, numa moldura barroca para o quadro ou espelho e em um papel de parede temático.

Fique atento também aos quadros nas paredes e objetos decorativos sobre os móveis. Entre os materiais, aposte no ferro e porcelana, por exemplo. Muitas vezes, você não precisa de muitos elementos, mas apenas de alguns detalhes para compor um estilo.

Como você viu, a ideia do retrô é fazer uma mistura elegante entre o antigo e o novo. Para isso, você pode usar peças inspiradas em outras décadas, combinadas com a tecnologia e design atuais, como é o caso das camas de ferro citadas no texto. Assim, sua casa terá o estilo desejado, mas sem parecer temático.

Gostou de saber mais sobre decoração retrô? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a entender como fazê-la em casa.

Comentários