Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
7 razões para não ter medo de ousar na decoração do quarto

7 razões para não ter medo de ousar na decoração do quarto

. 4 minuto ler

Imagine a seguinte cena: você entra em um quarto de hotel. Tudo claro, tons que vão do branco ao creme, os móveis em tom marfim e as roupas de cama acompanhando a mesma paleta básica de cores.

Até aí tudo bem, afinal, você não mora nesse lugar. O máximo de tempo que você vai passar no quarto em questão são algumas horas durante a noite, para recarregar as energias.

Mas, você sabe o motivo dos hotéis investirem nesse tipo de decoração tão básica? A resposta é simples: ambiente neutro. Não importa o tipo de personalidade de quem vai dormir. Ali, o que vale é que o cômodo se adapte a qualquer pessoa.

A estratégia é ótima, temos que admitir. Mas já se imaginou passando boa parte do seu dia em um lugar como esse? Até mesmo quem gosta de um ambiente com composição mais básica sentiria falta de pequenos toques pessoais.

Hoje, vamos falar exatamente sobre esse ponto e, de quebra, vamos lhe dar sete razões para ousar na decoração do seu quarto.

Vem com a gente.

OUSAR É SE EXPRESSAR!

Esqueça do básico. A ideia aqui é soltar a criatividade.

1. Um ambiente ousado gera curiosidade

Sabe aquela ideia de que “Menos é mais”? Esqueça isso. Aqui a proposta é inverter esse pensamento para “Mais é mais”. Um ambiente bem decorado, com muitos elementos, gera curiosidade.

Além disso, ousar na decoração do quarto pode instigar o seu olhar para procurar pequenos detalhes, elevando seu lado observador à máxima potência.

2. O seu quarto é o seu lar

O quarto é, geralmente, o cômodo em que as pessoas costumam passar mais tempo. Por isso, é importante que ele tenha a cara do dono.

Quando o quarto tem a sua identidade, se torna uma extensão sua. Ele deixa de ser apenas um ambiente para tirar um cochilo e passa a ser um lugar que oferece segurança.

3. Inspiração nunca é demais

Você é, literalmente, inspirado pelo que o inspira. Isso mesmo. Se algo é fonte de inspiração para você, quanto mais você consumir daquilo, mais inspirado vai ficar.

Caso você tenha paixão por fotografias, por exemplo, espalhe várias pela parede. Não tenha medo de “poluir” o ambiente. Colocar coisas que o estimulam no seu campo de visão faz com que você tenha mais vontade de colocá-las em prática.

4. Você terá excelentes cenários para suas fotos

Para quem é louco por fotografias e não passa um único dia sem atualizar o feed de suas redes sociais com cliques pessoais, um quarto bem decorado e com vários elementos diferentes pode ser um prato cheio. Isso porque é possível criar diversos ambientes em um mesmo cômodo.

O dia está feio ou nublado? Sem problemas. Use sua decoração como painel de fundo para conseguir contraste e ótimos cliques.

5. Uma mudança abre as portas para outras

Pintou uma parede de preto e enjoou? Revestiu o teto com pôsteres de bandas dos anos 1990 que você nem escuta mais? Você teve uma fase em que colecionava latinhas e as estantes estão cheias delas?

Troque. Mude. Quando estamos acostumados com ambientes monótonos, temos uma maior dificuldade em mudar as coisas. A partir do momento em que você fizer a primeira mudança gritante, cheia de ousadia e personalidade, as demais mudanças serão fáceis.

6. Tenha um espaço só seu

Geralmente, os outros cômodos da casa ou do apartamento são considerados área comum, ou seja, são divididos com mais pessoas que moram ou que convivem com a gente.

Nesses casos, é bem difícil que a decoração desses espaços “puxe” para a personalidade de uma única pessoa. É necessário decorar com elementos que sejam mais neutros, que não incomodem visualmente os outros moradores e que não deixem ninguém desconfortável.

Mas isso muda completamente quando falamos do quarto. É possível fazer desse ambiente algo 100% inspirado em quem você é. Se não é possível soltar a criatividade no restante do imóvel, aproveite para fazer nesse cantinho que é só seu e crie um espaço único.

7. O processo é estimulante

Não é só o resultado final que importa na hora de decorar o quarto. Todo o processo envolvendo essa atividade pode ser extremamente estimulante.

Isso porque, transformar um ambiente usando suas próprias ideias e colocando em prática tudo o que foi planejado previamente, gera um sentimento profundo de gratidão.

Ouse no projeto, mas faça questão de participar de cada detalhe e de escolher cada pequeno objeto e cor que serão utilizados no ambiente. Aliás, aproveite esse momento para investir também no DIY. Você se mantém ocupado durante todo o processo e garante que tudo ficará com a sua cara.

A PSICOLOGIA POR TRÁS DA DECORAÇÃO DO AMBIENTE

Podemos, por vezes, achar que adicionar um toque nosso ao ambiente em que vivemos serve apenas para deixá-lo mais pessoal. Nada além disso. Mas existe muito mais por trás. Além disso, a própria psicologia oferece um estudo a respeito.

A chamada Psicologia Ambiental é uma área que estuda como o indivíduo avalia e percebe o ambiente em que está e como é influenciado por esse ambiente.

Segundo especialistas, nos comportamos de maneiras diferentes, dependendo do lugar em que nos encontramos. Nossas interações mudam, assim como nossa desenvoltura e maneira de nos expressarmos.

Logo, é necessário que nosso ambiente mais íntimo, apresente estímulos sensoriais. Somos movidos por nossos cinco sentidos e é preciso que eles sejam desafiados para nos sentirmos acolhidos pelo que está ao nosso redor.

De acordo com a psicóloga e doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), Angelita Corrêa Scardua, o ambiente em que vivemos funciona basicamente como um depósito para as nossas energias emocionais, por isso deve refletir o estilo do dono.

Para ela, o bem-estar e a sensação de relaxamento e satisfação estão diretamente ligados ao fato de a decoração do ambiente acompanhar os gostos e interesses de quem vive no lugar.

E para você, o que é sinônimo de ousadia?

Se você gosta de investir em decoração, aproveite para conhecer nossas cabeceiras de ferro e dê um toque de personalidade ao seu ambiente.