Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
7 dicas para montar um mural de fotos no seu quarto

7 dicas para montar um mural de fotos no seu quarto

. 4 minuto ler

Um mural de fotos agrega tons modernos, linhas limpas e texturas suaves. Ele garante o famoso “charme a mais no ambiente”. E o melhor é que você não precisa ignorar a arte para ter um quarto assim. Um projeto desses, quando bem montado, pode ser uma alternativa interessante para agregar beleza e contemporaneidade. Então dê uma olhada nessas 7 dicas para criar um mural de fotos em seu quarto incrível.

1. Cor de fundo da parede

Paredes brancas possibilitam o cenário perfeito para uma parede de galeria. Com este fundo, a arte criada pode respirar sem competir com as cores expostas nas fotos. Por isso, o resultado do projeto é extremamente eficiente, pois o branco evidencia o que está exposto. Não é à toa que se trata da cor mais utilizada em galerias de arte ao redor do mundo.

Você pode escolher o tom de branco de acordo com as fotos que irá colocar em seu mural. Existem as mais variadas linhas de tintas, com tons diversos. Elas irão evidenciar e contrastar com o que estiver retratado nas imagens.

Se você tem uma coleção de fotos com cores vivas, escolher uma versão mais suave e pálida de branco para a superfície da parede pode criar um impacto agradável. O mesmo vale ao contrário: se você irá utilizar imagens em que as cores predominantes são tons pastéis, aposte em um branco forte e vivo.

2. Selecionando uma referência

A arte está relacionada a referências. Não há artista no mundo que tenha partido do zero. Por isso, sempre quando for projetar um mural de fotos, busque por um estilo, um insight, algo que direcione toda a sua criação. Depois é só deixar a mente fluir.

Existem muitos sites em que você pode se inspirar: Tumblr, Pinterest ou mesmo o Google Imagens. Usando-os como ponto de partida, você passa a descobrir como os objetos selecionados podem combinar em conjunto.

3. Considere uma galeria de borda

A galeria de borda é uma alternativa ao mural de fotos tradicional. Normalmente quando se pensa em criar um mural, logo se imagina as fotos centralizadas na parede. Mas você pode colocá-las ao canto ou nas bordas, por exemplo.

É uma boa opção se você gosta de organizar os murais de foto de acordo com o gênero de fotografia. Se sobrar poucas fotos de família, por exemplo, vale criar uma galeria em um ponto focal e isolado da parede.

A galeria não precisa se espalhar para cima e para baixo na superfície da parede. Ela pode até ser apenas uma coleção de fotos alinhadas ao nível do olho, que vai de uma parede para a outra. Dê uma olhada em algumas referências que certamente você vai se inspirar.

4. Comece escolhendo seu formato

Antes de começar a pendurar suas fotos na parede, elabore um esboço. Existem diversas formas de fazer isso, e vamos falar de três. A primeira é montar seu mural no chão. Coloque as fotos no chão e brinque com formatos diferentes até encontrar um que aprecie. Tire uma foto para utilizar como guia para seu projeto de mural.

A segunda forma é utilizar blocos adesivos (os famosos post its) para delimitar o espaço das fotos na parede. Esse método funciona melhor se você puder colocar post its do tamanho das fotos que irá utilizar.

Outra opção é a clássica: desenhar o mural em um papel, no estilo rabisco mesmo, para então passar para a parede.

5. Varie nos estilos de fotos

Quando se trata de misturar vários estilos de fotos, vale tudo. A única ideia fundamental aqui é criar uma ligação entre todas as fotos: elas precisam funcionar em conjunto. Você pode selecionar tamanhos e formatos diferentes, cores diversas e até mesmo conceitos diferenciados.

Por exemplo, uma foto de paisagem pode sim ficar próxima à foto de família no fim de ano. Basta que o todo as integre. Eis a magia de criar um mural de fotos: é partir de objetos isolados para o todo, criando um microuniverso.

6. Misture artes e texturas, e combine ilustrações e cores

Se você aprecia rigidez na decoração, com linhas, ângulos e regras milimetricamente respeitadas, tudo bem. Contudo, misturar artes e combinar ilustrações e cores com certeza vai garantir um toque mais pessoal e original ao seu mural de foto.

Faça uso de gravuras e ilustrações de muitas dimensões. Mescle cores e molduras de diferentes cores e texturas. Você pode incluir as mais diversas ilustrações e estilos, desde que respeite o balanço no mural de fotos. Foque na harmonia que você sempre irá ter uma obra de arte, como prova o expressionismo abstrato.

7. Combine com o seu quarto

O passo final é garantir que seu mural de fotos está integrado ao design do quarto. Por isso, pense em como o ambiente pode ficar melhor por meio da combinação. Como o quarto é um local de repouso, o design quase sempre diz respeito ao aconchego e o relaxamento.

Normalmente, o objeto mais evidente do seu quarto será a cabeceira. Ainda que ela exista em diversos estilos, ela é como um “centro” da decoração neste ambiente. Por isso, quase tudo o que você levar para o seu quarto deverá conversar com sua cabeceira.

Se o seu quarto possui o estilo de móveis rústicos, não há dúvida de que sua cabeceira é o “maestro” da decoração. Nesse sentido vale colocar uma moldura rústica em seu mural de fotos. Bordas com tons envelhecidos são uma excelente aliada.

Mas se você aprecia o estilo romântico é evidente que o mural e a cabeceira devem ter tons e linhas mais delicadas. Cores suaves e neutras vão certamente embelezar seu quarto. Libere a imaginação, pois essa etapa é com certeza é a melhor!

Como você viu, um mural de fotos não precisa seguir regrinhas. Você precisa apenas ter uma noção de balanço e harmonia e liberar a criatividade. Sinta-se à vontade para ampliar suas fotos digitalmente, bem como pendurá-las em tamanhos grandes em seu quarto. Certamente vai garantir modernidade e beleza para aquele espaço que é só seu.

Caso você queira conhecer alguns modelos de cabeceira para combinar com seu mural em seu quarto, dê uma olhadinha em nosso site!