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7 dicas para melhorar a qualidade do sono das crianças

Uma boa noite de sono é responsável por promover o desenvolvimento intelectual dos pequenos. Mas é preciso seguir algumas dicas para atingir a excelência nesse sentido e não prejudicar a saúde das crianças.

Dessa maneira, além de mexer com o intelecto, uma boa noite de sono proporciona a liberação do hormônio do crescimento, essencial para que a criança apresente uma melhor qualidade de vida durante o seu desenvolvimento.

Nem todas as crianças conseguem dormir bem, e isso não chega a ser preocupante, exceto quando o sono ruim começa a atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos. Portanto, é importante prestar atenção no comportamento deles.

Se as crianças começarem a apresentar sinais de cansaço, agitação e irritação, é hora de se preocupar com a qualidade da noite de sono deles. Da falta de rotina aos ambientes muito barulhentos, é preciso observar os motivos que desencadeiam essas crises.

Para ajudar você a monitorar o bom sono dos seus pequenos, trouxemos algumas dicas importantes para ajudar a melhorar a qualidade do descanso das crianças. Confira todas elas a seguir!

Criar uma rotina

Para que a qualidade do sono atinja o seu verdadeiro potencial, é necessária a criação de uma rotina que estabeleça, além de boas práticas, um ritual capaz de relaxar a criança para o seu descanso completo.

Desse modo, existem várias ações que podem colaborar para o surgimento dessa mesma rotina. Dar banhos quentes, escovar os dentes, trocar as roupas, apagar as luzes, contar uma história e até mesmo cantar são elementos que ajudam a relaxar as crianças.

Colocar as tarefas essenciais dos pequenos dentro da rotina é algo primordial também. Realizá-las em horários parecidos, mantendo a organização dos ambientes a serem utilizados, pode ser ótimo para criar a sensação desejada.

Fazer a criança dormir em sua própria cama

É comum os pequenos dividirem o mesmo quarto que os pais no começo, mas esse hábito deve ser diminuído com o passar do tempo. Quanto mais cedo acostumar as crianças a dormirem em seu próprio ambiente, mais seguras e desenvolvidas elas serão.

Manter um ambiente agradável

Para que as crianças atinjam uma excelente noite de sono, o quarto deve se tornar um ambiente bastante agradável e silencioso. Ele deve ser escuro, com o mínimo de interferência sonora externa, para impedir o cansaço dos pequenos.

Dormir cedo

O pico de liberação do hormônio do crescimento nas crianças surge a partir da meia-noite. Desse modo, é necessário que elas estejam em sono profundo para o hormônio atingir o seu objetivo. O ideal é que os pequenos durmam, aproximadamente, a partir das 20 horas.

Obedecer ao tempo do sono

As idades contam com tempos específicos para garantir a qualidade do sono. Enquanto bebês, o ideal é 16 horas diárias, passando para um período de 13 a 14 horas quando as crianças atingem de 1 a 5 anos.

Assim sendo, na fase considerada como pré-escolar, é preciso dormir 11 horas seguidas, diminuindo esse índice para, aproximadamente, 10 e 8 horas, quando os pequenos atingirem a adolescência e a vida adulta.

Afastar as distrações

São muitos elementos utilizados pelas crianças que podem atrapalhar de modo considerável a qualidade do sono. Desse modo, é necessário evitar a utilização de celulares, videogames e tablets à noite.

O corpo das crianças precisa de descanso para conseguir se desligar das atribuições do dia, afastando as sensações de insônia e agitação. Ao atingir o descanso esperado, a produção de melatonina do corpo atinge a quantidade desejada.

A melatonina é um hormônio responsável por apresentar sinais para o corpo da necessidade de descanso e que, além disso, ajuda a potencializar o processo de desenvolvimento dos pequenos.

Manter uma alimentação saudável

É importante que a criança não durma com fome, se alimentando cerca de duas horas antes do sono com alimentos que sejam nutritivos e de fácil digestão. Manter o equilíbrio correto ajuda a saciar a fome e a evitar desconfortos intestinais.

Conclusão

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