5 opções de chás para dormir para ter uma ótima noite de sono

Icamas 0 Comentários

Há alguns anos, a insônia tem se tornado um problema frequente na vida das pessoas. A correria e a pressão diária acabam tornando homens e mulheres mais estressados e agitados, resultando em noites em claro e na busca por alternativas que amenizem os problemas de sono, por exemplo, o chá para dormir bem.

O sono é um fator essencial para manter o organismo saudável. Noites mal dormidas podem elevar níveis hormonais, ansiedade e estresse.

Tempo insuficiente de sono ainda diminui a imunidade, aumentando os riscos de inflamações e doenças cardíacas. Conhecendo esses malefícios, separamos 5 dicas de chás saudáveis e naturais que vão ajudar a melhorar sua noite de sono, seu bem-estar e sua saúde. Continue conosco e confira!

Quais são os melhores chás para dormir bem?

Abaixo, vamos indicar os principais chás que podem fazer maravilhas pelo seu descanso. Confira!

1 Chá de camomila

O chá de camomila é um dos calmantes naturais mais comuns para tratar insônia e ansiedade. É rico em aminoácidos, substâncias orgânicas que relaxam o sistema nervoso atuando como tranquilizantes naturais e ajudando na promoção do sono. Ele também auxilia no controle do diabetes, no alívio de dores no estômago e na prevenção de resfriados.

2 Chá de valeriana

A valeriana é famosa por auxiliar na melhora da qualidade do sono. Com compostos anti-inflamatórios, ansiolíticos e sedativos, o chá de valeriana age diretamente no sistema nervoso central (SNC), relaxando músculos e tensões nervosas.

Além de induzir o sono, também melhora sua qualidade, atuando na fase chamada ondas lentas, responsável pela sensação de descanso no dia seguinte. Entretanto, esse chá é contraindicado para gestantes e seu consumo excessivo pode causar efeito inverso.

3 Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta com efeito sedativo que auxilia no controle de emoções e no relaxamento. Sendo assim, é uma importante indutora natural do sono.

O chá de erva-cidreira combate, além do estresse diário, problemas como cólicas menstruais, enxaquecas, náuseas e dores de estômago. Seu sabor doce é agradável e refrescante, gerando bem-estar quase imediato ao ser consumido.

4 Chá de lavanda

Muito utilizada em aromaterapia como alternativa natural para diminuir ansiedade e proporcionar relaxamento, o chá de lavanda é pouco conhecido, o que não o torna menos eficaz.

Seus óleos essenciais têm efeito calmante no sistema nervoso, permitindo boas noites de sono. O aroma deixado no ambiente, ao ser preparado, também auxilia na promoção de relaxamento e tranquilidade.

5 Chá de maracujá

Muito conhecido por suas propriedades calmantes, o maracujá (passiflora) retém substâncias depressoras do SNC, auxiliando nos distúrbios de ansiedade e melhorando a qualidade de sono. Apesar de sua fama, as substâncias com potente efeito calmante não são encontradas somente na fruta, mas também em suas folhas.

O que evitar para ter uma boa noite de sono?

Além de utilizar os chás para melhorar suas noites de sono, é importante evitar alguns hábitos nocivos antes de ir para a cama. O contato com a luminosidade excessiva é um deles. O uso de TV, computadores e celulares antes de dormir atrapalha a produção de melatonina (hormônio que auxilia a modular o sistema imunológico). Elimine o uso de aparelhos eletrônicos e evite os seguintes hábitos pouco antes de dormir:

  • fazer refeições pesadas e ricas em gordura;

  • realizar exercícios intensos;

  • ingerir cafeína;

  • trabalhar até tarde.

Além de utilizar chá para dormir e evitar hábitos que podem piorar a insônia, é importante investir em um colchão confortável, assim como em uma boa cama que proporcione conforto e horas ideais de sono, mantendo o bem-estar e a saúde em dia.

Gostou deste artigo? Então que tal continuar investindo em seu sono e aprender as melhores posições para dormir melhor?

Comentários