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Você sabia que a qualidade do sono interfere em muitas áreas da sua saúde? Pessoas que dormem mal apresentam sonolência diurna, dificuldade para se concentrar e mudanças de humor frequentes. E além desses sintomas, a falta de um sono revigorante é também associada a obesidade, depressão, diabetes e hipertensão.

Então, uma noite bem relaxante é de grande importância para seu bem-estar e qualidade de vida. Logo, é fundamental que você durma bem.

Para melhorar a sua rotina ao adormecer, veja nossas 5 dicas sobre como dormir melhor e ficar cheio de disposição!

1. Desligue os aparelhos eletrônicos

Televisão, smartphones, tablets e computadores deixam a mente muito ativa. Isso porque, mesmo que você se sinta relaxado, as próprias informações que o cérebro recebe por eles podem ser estimulantes em alguma medida.

O ideal é desligar todos os aparelhos cerca de 30 minutos antes de dormir, a menos que você os use para ajudar a pegar no sono. Nesse caso, lembre-se de ativar o modo silencioso.

Há, ainda, algumas pessoas que só conseguem dormir com o barulho da televisão, e, se esse for o seu caso, uma boa forma de driblar o problema é utilizar a função de desligamento automático do aparelho.

2. Ajuste a posição de dormir

A posição que você dorme também é importante para seu sono. A mais aconselhada é a de lado, com um travesseiro da altura do seu ombro, para a cabeça não ficar inclinada, e outro entre os joelhos.

Se você tem costume de dormir de barriga para cima, use travesseiros mais finos e coloque um embaixo dos joelhos, para relaxar melhor os músculos. Dormir de bruços não é indicado, pois prejudica a coluna, a respiração e, por tensionar a face, pode até alterar a dentição.

3. Diminua os estímulos do seu quarto

Seu quarto deve ser espaço de relaxamento e descanso, portanto, deixe-o mais aconchegante, escuro e silencioso possível. Para isso, você pode utilizar as técnicas de Feng Shui para a harmonia do ambiente, cortinas para bloquear a entrada de luz e lâmpadas amareladas, que são mais relaxantes.

Dê atenção também para as cores do seu quarto. Os tons quentes provocam um efeito mais estimulante em nosso cérebro, por isso, é melhor optar por aqueles mais suaves, inclusive em cortinas e roupas de cama.

Por fim, não utilize seu quarto para trabalhar, muito menos a sua cama. A ideia é sempre associar esse ambiente apenas ao descanso.

4. Tenha uma boa cama

Utilizar cama e colchão adequados para sua estrutura física favorece a qualidade do seu sono, por deixar seu corpo mais confortável. Camas de boa qualidade não produzem ruídos quando você se mexe e um bom colchão não causa dores no seu corpo durante o sono.

Por isso, se você perceber que seu colchão ficou marcado no local em que você deitou, ou sentir dores em algum lugar do corpo ao acordar, vale a pena verificar o seu modelo de colchão.

5. Cuide da sua respiração

Distúrbios respiratórios têm bastante ligação com a qualidade do sono. Por exemplo, você pode despertar sempre que existir alguma dificuldade para respirar, como quando o nariz está congestionado.

Em vista de problemas desse tipo, seu cérebro não entra no modo mais profundo do sono e você não descansa. Procure um médico para encontrar um tratamento que lhe ajude a dormir melhor.

Outro ponto sobre a respiração é fazer exercícios de inspiração e expiração antes de dormir. Respirar profundamente algumas vezes antes de adormecer produz efeitos calmantes por todo o corpo, melhora a circulação e ajuda a relaxar.

São vários os fatores que prejudicam a qualidade do sono, e melhorar essa área da sua vida proporcionará mais saúde e disposição para você. Por isso, siga essas dicas sobre como dormir melhor e conheça também 7 aplicativos que prometem ajudar a resolver sua insônia.

Icamas

por Icamas

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