5 dicas incríveis para usar sofá-cama na decoração

    Móvel tradicional muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos, o sofá-cama começou a cair no gosto brasileiro, principalmente após a popularização dos apartamentos compactos e quitinetes que apostam na versatilidade para aproveitar melhor o espaço.

    Mas não são só as pequenas moradias que tiram vantagem dos móveis multifuncionais, pois existem modelos de sofá-cama para diversos tipos de cômodo, tamanho e utilização. Para você caprichar na decoração, preparamos 5 dicas que podem ajudar no uso desse móvel muito versátil na sua casa. Vamos conferir?

    1. Tire as medidas do cômodo

    Antes de tudo, a primeira coisa a ser feita é tirar as medidas do cômodo que pretende mobiliar, e isso vale para qualquer reforma ou mudança feita na sua casa. De que adianta comprar um móvel belíssimo se ele fica bem acomodado no ambiente, não é mesmo? Portanto, fita ou trena na mão!

    Tire as medidas do cômodo e defina a área onde pretende posicionar o sofá-cama, deixando uma sobra de pelo menos 60 cm para circulação. Em geral, fica mais bonito quando o tamanho dos móveis é proporcional ao tamanho do local, ou seja, se for um quarto pequeno, modelos mais leves e simples são os mais indicados. Se você conta com um espaço maior, sinta-se livre para experimentar opções mais robustas.

    2. Defina a finalidade do seu sofá-cama

    Quem curtirá o seu sofá-cama? Hóspedes frequentes, visitas esporádicas ou os moradores da casa? Se o móvel for usado com frequência, o ideal é dar prioridade para o conforto, é claro, mas também levando em conta a facilidade de uso. Na correria atual, você não vai querer perder muito tempo montando e desmontando seu quarto todos dias.

    O sofá-cama é um coringa na sua mão, principalmente se você precisa de um ambiente multifuncional na sua casa. Escritório que vira quarto, dormitório que se transforma em sala de estar ou até os três juntos, são soluções práticas para lofts e quitinetes, mas que também podem ser aproveitadas em residências maiores.

    3. Analise os diferentes tipos de sofá-cama

    Basta uma rápida pesquisa na internet e você perceberá a enorme variedade de sofás-camas disponíveis por aí. Os modelos variam desde o material utilizado até o tipo de abertura que pode ser bipartida, retrátil, em gaveta e muitas outras. Nesse quesito, a melhor referência mesmo é o conforto e a praticidade.

    Quanto ao material escolhido, é preciso levar em conta as características do ambiente. Em locais quentes, o algodão é a opção mais utilizada, já que outros tecidos, como o couro, por exemplo, podem aumentar a sensação de calor. É claro que muitas outras coisas precisam ser pensadas como, também, o conforto, a limpeza e a sensação criada no ambiente!

    4. Trabalhe a decoração

    Se você planeja criar um ambiente multifuncional como um home office, por exemplo, almofadas podem ajudar a manter o clima de comodidade, enquanto uma bancada e os artigos de escritório ajudam a preservar a característica principal do espaço.

    Para uma decoração mais rústica, um sofá-cama de ferro com linhas suaves, combinando com móveis e outros artigos do tipo, pode criar um clima aconchegante e, ao mesmo tempo, bucólico.

    Nesse tópico, caberia outro artigo completo sobre o assunto, já que existem inúmeras opções de decoração para usar com um sofá-cama. Mas, em todas elas, a palavra final sempre será a versatilidade. Use sua criatividade!

    5. Experimente

    Toque, abra, sente, deite, gire, experimente o produto ao máximo, de todos os jeitos possíveis. Antes de encontrar a posição e a acomodação ideal para seus móveis, muito “arrasta-arrasta” poderá ser necessário, mas quando o propósito é deixar a nossa casa melhor e mais bonita, fica até divertido. Sendo assim, divirta-se!

    O sofá-cama é um sinônimo de praticidade para residências que precisam ser versáteis. Se você é do tipo de pessoa que está sempre buscando soluções práticas, saiba que comprar móveis pela internet nunca foi tão fácil!

    A Icamas é a maior loja de camas de ferro do Brasil e, por isso, conta com diversos modelos diferentes para atender a sua casa, inclusive sofás-camas! Se você chegou até aqui, aproveite para conhecer os nossos produtos!

    5 dicas incríveis para usar sofá-cama na decoração